A água e a atividade física



75% É O ÍNDICE DE ÁGUA PRESENTE EM NOSSOS MÚSCULOS. 

A hidratação é essencial para a vida humana, independentemente da idade, sexo ou tipo físico, já que a água está presente em todas as reações químicas do nosso organismo. Ela compõe a estrutura das células, regula a temperatura do corpo e auxilia no transporte de nutrientes e oxigênio.

Segundo especialistas, ao longo de um dia e em condições normais, perdemos até 2,3l de água. Quando praticamos atividades físicas o nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido através do suor.



Hidratar-se principalmente durante a prática esportiva é essencial para um bom desempenho. Com todas as funções equilibradas o corpo permanece saudável, reduzido riscos de problemas mais graves causados pela desidratação.

Dicas
O tipo e a intensidade dos exercícios podem induzir não somente à perda de água, mas também de eletrólitos. Quando transpiramos em excesso, em atividades superiores a uma hora e sobretudo em corridas de longa distância, isotônicos e bebidas esportivas, ricas em calorias, vitaminas e sais minerais, são ideais para uma reidratação eficiente.

Já para atividades leves ou moderadas, como o pilates, basta ingerir água em pequenas porções ao longo do dia, aumentando a quantidade antes e depois do treino.



Diariamente
O ideal é ingerirmos 2,5 litros aproximadamente, entre 1,5 e 2l em sua forma líquida e o restante sendo proveniente dos alimentos.