Pilates
A prática do Pilates é indicada para pessoas de qualquer idade, ou que exerçam as mais variadas atividades e com objetivos diversos, uma vez que o método é adaptado às necessidades de cada indivíduo. Sendo assim, atletas, gestantes, idosos, ou qualquer pessoa que deseja elevar o seu conforto e controle físicos, pode tornar-se um praticante de Pilates, tendo acesso a seus múltiplos benefícios.
História
O método foi desenvolvido por Joseph Pilates entre as décadas de 1920 e 1930. Nascido na Alemanha em 1883, ele teve uma infância difícil devido à sua saúde precária. Já na vida adulta e durante um longo processo, sua determinação em tornar-se cada vez mais saudável o levou a elaborar formas inéditas de exercícios físicos eficazes no desenvolvimento da consciência corporal, equilíbrio, força e flexibilidade. Sem, no entanto, induzir à hipertrofia muscular. Uma das diversas experiências impressionantes que Joseph Pilates viveu, e que o ajudaram a refinar seu método, foi o fato de ter ensinado defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, logo após mudar-se para a Inglaterra em 1912, onde foi também artista de circo e lutador de boxe profissional. Durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto prisioneiro que foi, de forma bastante inusitada, Joseph Pilates iniciou, utilizando molas de camas de hospital, a criação do que seriam mais tarde suas famosas “máquinas”. Após a guerra essa técnica, então bastante consolidada, ficou conhecida entre dançarinos e ganhou adeptos entre os praticantes de fitness nos EUA e Europa, chegando ao Brasil tempos depois.Princípios
Com base nos ensinamentos deixados pelo mestre e criador do método, Joseph Pilates, a seguir apresentaremos um resumo de cada um dos princípios por ele definidos, e que norteiam a prática correta, visando os melhores resultados durante o processo.